Topo

Argentina envia carta de protesto a embaixador uruguaio

05/04/2013 09h14

BUENOS AIRES, 5 ABR (ANSA) - O chanceler argentino, Héctor Timerman, entregou hoje uma carta de protesto ao embaixador uruguaio, Guillermo Pomi, na qual classifica de "degradante" os comentários do presidente do Uruguai, José Mujica, sobre o ex-mandatário Néstor Kirchner e a atual presidente Cristina Kirchner.

O governo argentino expressou "o profundo mal-estar que produziu as declarações feitas pelo senhor presidente José Mujica". "A República Argentina observa que é inaceitável que comentários degradantes que ofendem a memória e a imagem de uma pessoa falecida, que não pode replicar e nem se defender, tenham sido realizadas, especialmente, por alguém a quem o doutor Kirchner considerava seu amigo", acrescentou a carta.

"A Chancelaria considera que as relações históricas que uniram nossos países não devem ser afetadas por expressões que ofendem a quem representou e representa a República Argentina e seu povo", completou o comunicado.

O presidente uruguaio não percebeu que o microfone estava aberto antes de uma entrevista coletiva e fez uma comparação de Cristina Kirchner e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner. "Esta velha é pior que o vesgo", disse Mujica, que ainda chamou a mandatária argentina de "teimosa".