Topo

(Biografia) Enrico Letta é primeiro ministro nomeado por Giorgio Napolitano

24/04/2013 09h44

ROMA, 24 ABR (ANSA) - Com 46 anos, Enrico Letta, que recebeu hoje o encargo de formar o novo governo do presidente Giorgio Napolitano, é considerado um dos "jovens" da política italiana.

Letta deu início a sua carreira política como presidente da organização jovens democratas-cristãos europeus, cargo que ocupou entre 1991 e 1995. Depois ele atuou como secretário-geral do Comitê do euro do Ministério do Tesouro da Itália (1996-1997) e vice-secretário nacional do extinto Partido Popular Italiano (PPI) (1997-1998).

Em 2001, ele assumiu como responsável nacional para a economia do também extinto partido Margherita, de orientação centrista, cargo ocupado até 2008, quando a legenda se fundiu com o Democratas de Esquerda (DS), formando o Partido Democrata (PD), do qual se tornou vice-secretário.

Ele também atuou como ministro das Políticas Comunitárias do governo de Massimo Dalema, em 1998, sendo que, com 32 anos, ele se tornou um dos ministros mais jovens da história da República italiana. Logo depois ele atuou como ministro da Indústria.

Em 2004 foi eleito deputado no Parlamento europeu pelo grupo da Aliança dos Liberais e Democratas para a Europa.

Em 2006 ele foi nomeado sub-secretário da Presidência do Conselho dos Ministros no segundo governo de Romano Prodi, sucedendo o seu tio, Gianni Letta, que ocupou o cargo durante a gestão anterior, de Silvio Berlusconi.

Letta é membro do comitê europeu da Comissão Trilateral, um grupo de interesse de orientação neoliberal fundado em 1973 por David Rockfeller, faz parte do comitê executivo do Aspen Institute Itália e em 2012 participou da reunião do Grupo Bilderberg, em Chantilly, nos Estados Unidos.

Nascido no dia 20 de agosto de 1966, é casado com a jornalista do Corriere della Sera, Gianna Fregonara, e tem três filhos.

O político estudou em Estrasburgo, na França, durante sua infância e é formado em direito na Universidade de Pisa, onde fez um doutorado em direito das comunidades europeias.