Topo

Microsoft aposenta o Windows XP

08/04/2014 09h16

ROMA, 8 ABR (ANSA) - O sistema operacional da Microsoft, Windows XP, foi oficialmente aposentado nesta terça-feira (8) após 13 anos, e não receberá mais atualizações sobre segurança.   

Devido a grande difusão do sistema em muitos computadores da administração pública, muitos governo decidiram paar para garantir uma "cobertura" extra, um deles é o da Grã-Bretanha que teria desembolsado quase 7 milhões de euros (cerca de R$ 21,40 milhões) e outro é o da Holanda que teria gasto vários milhões. Seguundo Computer Weeky, o governo de Londres teria garantido mais 12 meses de cobertura sobre a segurança para o Windows XP pagando para a Microsoft mais de 5,5 milhões de esterlinas.   

O acordo se refere às atualizações sobre a segurança do Windows XP, e também dos programas Office 2003 e Exchange 2003, para todos os computadores da administração central e local, para as escolas e para o sistema sanitário nacional.   

Um ano a mais servirá para a migração definitiva aos sistemas mais modernos e portanto atualizados.   

A Holanda reagiu da mesma forma, segundo o site Webwereld o governo fechou um acordo de vários milhões de euros com a Microsoft para garantir suporto extra no Windows XP.   

Se acredita que cerca de 34 a 40 mil empregados da administração pública holandesa ainda usem computadores com o velho sistema operacional.   

Segundo a NetmarketShare, o Windows XP está presente em cerca de 30% dos computadores do mundo todo.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.