Topo

Primeiro candidato às eleições na Síria se apresenta

23/04/2014 10h32

BEIRUTE, 23 ABR (ANSA) - Apesar da comunidade internacional classificar as futuras eleições da Síria como "teatrais", o presidente do Parlamento do país anunciou hoje (23) que recebeu o primeiro pedido de candidatura para as eleições. E não é de Bashar al Assad. O primeiro candidato é Maher Abdel Hafiz Hajjar, da cidade de Alepo.   

Ele teve seu pedido aprovado pela Corte Constitucional para participar do pleito em 3 de junho, informou a agência de notícias oficial do país, a Sana. Agora, a candidatura de Hajjar precisará ser aprovada pelo Parlamento para que ele possa concorrer.   

O Parlamento sírio tem a maioria de deputados do partido de Baath, que está no poder há cerca de 50 anos. Segundo uma nova lei eleitoral, aprovada em março, para uma candidatura ser válida ela precisa, entre outras condições, receber uma autorização por escrito de, no mínimo, 35 deputados (são 250 parlamentares no total). Com isso, há uma clara limitação para que pessoas que não pertencem ao Baath se candidatarem.   

Bashar al Assad ainda não divulgou se será candidato, mas é consenso entre os parlamentares que isso acontecerá em breve. A Organização das Nações Unidas condenou as eleições durante um período tenso na política e na sociedade síria, que há três anos está em guerra civil. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.