Topo

Brincadeiras com ex-presidente chinês são censuradas

23/07/2014 12h13

PEQUIM, 23 JUL (ANSA) - Diversos usuários de internet chineses afirmam não conseguir abrir mensagens e notícias sobre uma rã gigante instalada em um parque de Pequim, após ela ter sido comparada com o ex-presidente da China Jiang Zemin.   

A rã apareceu no parque de Yuyuantan no último fim de semana e se tornou rapidamente objeto de brincadeiras de internautas que, utilizando trocadilhos, a compravam com Jiang por causa de sua papada e seus grossos óculos. Jiang deixou o comando do país em 2002, mas mantém forte influência no Partido Comunista Chinês (PCC). Nos últimos meses, rumores não confirmados sustentam que alguns altos dirigentes e ex-dirigentes do PCC não estariam satisfeitos com a luta contra a corrupção lançada há um ano pelo atual presidente, Xi Jinping, que teria afetado apenas seus adversários políticos.   

As referências a Jang são particularmente delicadas nesses dias, dado que, segundo uma fonte, o ex-presidente teria escrito uma carta a Xi convidando-o a não acelerar muito em sua busca por corrupção, que arrisca atingir alguns de seus protegidos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.