Topo

Xi Jinping assina acordos com Cuba em meio a visita

23/07/2014 16h18

HAVANA, 23 JUL (ANSA) - O presidente de Cuba, Raúl Castro, assinou 29 acordos de cooperação com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante visita oficial a Havana.   

Os acordos dizem respeito a diferentes setores, desde a biotecnologia até o financiamento, passando por infra-estrutura e energia renovável, e incluem uma linha de crédito na China para a construção de um terminal no porto de Santiago, no âmbito do projeto da Zona de Desenvolvimento Especial lançado por Castro para impulsionar o crescimento econômico do país.   

Durante sua visita, Xi se reuniu com o ex-presidente Fidel Castro, a quem elogiou por sua saúde, algumas semanas antes de seu 88 º aniversário, lembrando que o antigo líder foi "o fundador das causas da Revolução e da construção não só de Cuba, mas também das relações entre Cuba e China".   

Xi realizou um giro pela América Latina nos últimos dias, que incluiu Argentina e Venezuela em sua agenda, após participar de reunião dos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Fortaleza. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.