Topo

Barco naufraga e causa 20 mortes na Líbia

30/07/2014 07h55

TRÍPOLI, 30 JUL (ANSA) - Ao menos 20 pessoas morreram em um naufrágio na costa da Líbia nesta quarta-feira (30), informou o porta-voz da Marinha do país, Kassem Ayoub. Segundo ele, outras 22 pessoas foram salvas e estima-se que 150 estivessem a bordo da embarcação.   

O acidente ocorreu a 100 quilômetros da capital da Líbia, Trípoli, e as pessoas estavam tentando fugir para a Itália. Ainda de acordo com Ayoub, uma patrulha da Marinha fez o resgate das pessoas e agora procura por mais sobreviventes. Ele também afirmou que as pessoas estavam vindo de países da África Subsaariana. O problema da imigração é um dos mais graves enfrentados pela Itália, que há anos serve de porta de entrada para a Europa.   

Diariamente, embarcações são resgatadas em ilhas e praias do sul do país, principalmente em Lampedusa. Naufrágios também são frequentes, dadas as condições em que os imigrantes vêm de seus países.   

Segundo estimativas, desde o início do ano, mais de 60 mil pessoas foram resgatadas no Canal da Sicília. Nesse fluxo, o número de imigrantes socorridos deve bater o recorde de 2011, quando foram registrados 63 mil resgates. O governo italiano, assim como o papa Francisco, faz frequentes apelos para que a comunidade europeia ajude Roma a lidar com o problema. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.