Topo

Poste Italiane aprova 70 milhões de euros na Alitalia

31/07/2014 18h10

ROMA, 31 JUL (ANSA) - O conselho administrativo da estatal Poste Italiane (como é chamado o serviço postal na Itália) aprovou nesta quinta-feira (31) um investimento de 70 milhões de euros em uma empresa intermediária criada para facilitar a fusão da companhia área Alitalia com a Etihad Airways. A empresa, que tem sido chamada de "midcompany", é uma ponte entre a Alitalia atual e aquela que surgirá a partir da fusão com a Etihad. Em uma reunião realizada hoje, a Poste Italiane delegou a função de definir os detalhes da operação ao presidente-executivo Francesco Caio.   

Os sócios da Poste Italiane, porém, estão demonstrando cautela com a operação. A Atlantia, que detém 7,44% das ações, disse que verificará todos os pormenores para a criação da "midCo".   

"Essa verificação é significativa porque essa solução é totalmente diferente do que se tinha discutido até o momento e foi falada apenas ontem de manhã", disse a Atlantia.   

Por sua vez, Alitalia enviou para o CEO da Etihad, James Hogan, uma carta respondendo às preocupações expressas pela companhia sobre a liquidez da empresa italiana. Hogan tinha enviado para o seu homólogo na Alitalia, Gabriele Del Torchio, e-mails cobrando uma definição rápida sobre a parceria entre as duas empresas, já que o prazo para concluir o acordo vence no próximo dia 31 de julho. Além disso, ele se mostrou preocupado com a falta de clareza sobre a participação da Poste Italiane na operação. O grupo dos Emirados Árabes Unidos negocia desde o final do ano passado para adquirir 49% do capital da maior companhia aérea italiana por 560 milhões de euros (R$ 1,68 bilhão), mas ainda é preciso desfazer alguns nós para concluir de vez a tratativa.   

Entre eles está a aprovação de todos os sindicatos ligados à Alitalia ao corte de 980 funcionários que será feito na empresa.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.