Topo

Israel estaria vetando entrada em Gaza para ONGs

18/08/2014 17h14

TEL AVIV, 18 AGO (ANSA) - Há mais de um mês, equipes das ONGs Anistia Internacional e Human Rights Watch estão tentando obter de Israel uma permissão para entrar na Faixa de Gaza, mas suas solicitações vêm sendo recusadas sistematicamente pelas autoridades locais, segundo o jornal liberal "Haaretz".   

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores israelense, Igal Palmor, explicou ao diário que o país, com base em critérios fixados pelo governo, autorizou o acesso ao território palestino para várias "categorias", como diplomatas, jornalistas e representantes de organizações humanitárias registradas no Ministério de Assistência Social.   

No entanto, de acordo com ele, a Anistia Internacional não cumpre, por enquanto, os requisitos necessários. Palmor ainda disse desconhecer o caso da Human Rights Watch. O "Haaretz" também publicou que a AI não consegue atravessar a Passagem de Erez - mais importante ponto de travessia entre Israel e Gaza - desde 2012, e a HRW, desde 2006.   

No passado, essas entidades costumavam utilizar a fronteira com o Egito para entrar na Faixa, mas até mesmo o acesso por essa região foi bloqueado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.