Topo

Papa pede beatificação de arcebispo salvadorenho

19/08/2014 20h17

CIDADE DO VATICANO, 19 AGO (ANSA) - O papa Francisco afirmou na última segunda-feira (18) que não há impedimentos para o Vaticano concluir a beatificação do monsenhor Óscar Romero, arcebispo salvadorenho assassinado em 1980 enquanto celebrava uma missa. A declaração foi dada durante o voo de volta do Pontífice após sua visita à Coreia do Sul.   

"Monsenhor Romero é um homem de Deus, e agora os postuladores devem se mexer porque não existem obstáculos", disse Jorge Bergoglio. Segundo o Papa, a questão já está sendo examinada pela Congregação para as Causas dos Santos. O religioso foi morto em 24 de março de 1980 por esquadrões da morte que atuavam em El Salvador.   

O crime ocorreu na capela de um hospital da capital do país, San Salvador. Romero virou alvo desses grupos porque pregava a não-violência e condenava abertamente as diversas violações dos direitos humanos por parte do governo militar na nação caribenha.   

Além disso, ele defendia a Teologia da Libertação, e a Igreja Católica evitou beatificá-lo por conta de supostas ideias marxistas. (ANSA) http://www.papafrancesconewsapp.com/por/
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.