Topo

Atentado deixa ao menos 40 mortos no Iraque

22/08/2014 10h40

BEIRUTE, 22 AGO (ANSA) - Ao menos 40 pessoas foram mortas nesta sexta-feira (22) no Iraque em um atentado realizado contra uma mesquita sunita no leste do país.   

A informação é do canal de televisão Al Arabiya citando fontes da segurança local, segundo a qual os ataques aconteceram na região de Diyala.   

Os conflitos no Iraque se acirraram nos últimos meses no Iraque principalmente com as ações do Estado Islâmico, conhecido como Isis.   

Nos últimos 8 meses os bombardeios do governo iraquiano já deixaram 752 civis mortos, entre eles quase 130 crianças, em Falluja a 60 quilômetros de Bagdá que desde o final do ao passado esta sob o controle do Isis, informou a agência nacional de noticias Nina.   

Segundo o medico Ahmed al Shami, porta-voz do hospital central de Falluja, os feridos registrados foram 1.424, destes mais de 208 eram crianças.   

Falluja, na província iraquiana ocidental de Al Ahbar, que faz fronteira com a Síria, foi palco do combate mais sangrento entre as tropas norte-americanas e os insurgentes sunitas em 2004.   

Desde o final de 2013 está sob o controle dos jihadistas assim como outras localidades durante uma ofensiva lançada pelo Isis em toda a província.   

O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou na última quarta-feira (20) que seu país será implacável contra o Isis ao comentar o vídeo publicado pelo grupo mostrando a decapitação do jornalista James Foley, raptado a mais de dois ano na Síria. OS Estados Unidos estão realizando ataques com aviões não tripulados em várias localidades do Iraque que estão sob o comando do Isis.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.