Topo

Corte não julgará ex-premier da Tailândia

28/08/2014 13h01

BANGCOK, 28 AGO (ANSA) - As acusações de homicídio e de abuso de poder contra o ex-primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva e seu vice Suthep Thugsuban "caducaram" segundo a Corte Penal de Bangcoc. Os supostos crimes ocorreram em 2010, durante a repressão armada aos "camisas vermelhas", que culminaram com a queda do premier Vejjajiva. A Corte considerou que não tem jurisdição para julgar a matéria e que o caso deveria ter sido encaminhado para a "Comissão Nacional Anti-Corrupção" tailandesa, afirmaram os juízes.   

Os dois políticos foram acusados pela morte de um taxista, que estava entre as 91 vítimas fatais dos protestos que duraram dois meses na capital da Tailândia. Os manifestantes disseram que o homem foi assassinado pela intervenção armada do Exército.   

Abhisit, líder do Partido Democrático que tem forte atuação entre as pessoas de classe média alta, era chefe do governo após a derrubada do então premier Thaksin Shinawatra, que representa "os vermelhos" do nordeste do país. Suthep era considerado o político que fazia o canal direto com os militares. Com isso, o caso aumentou a "cultura de impunidade" da Justiça da Tailândia contra políticos tailandeses. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.