Topo

EUA anunciam novas sanções contra o Irã

29/08/2014 13h15

WASHINGTON, 29 AGO (ANSA) - O Departamento de Estado e do Tesouro dos Estados Unidos anunciou novas sanções para várias empresas iranianas nesta sexta-feira (29). As punições serão aplicadas contra aqueles que derem apoio ao terrorismo ou ajudarem o país a burlar as sanções internacionais por causa da questão nuclear.   

Segundo a porta-voz do Conselho para a Segurança Nacional, Caitlin Hayden, o anúncio se trata de 'novos passos' para manter a pressão sobre o governo iraniano. Ao mesmo tempo em que anunciam as medidas e continuam a aplicar as medidas anteriores contra o Irã, os Estados Unidos estão empenhados em trabalhar como parceiro do grupo 5+1 .   

Hayden afirmou que o país quer ver uma solução que ofereça confiança de que o programa nuclear iraniano é "exclusivamente" pacífico. De acordo com a porta-voz, as ações dos norte-americanos de hoje ou do início das reuniões são coerentes com os empenhos do plano de ação que limitou certas sanções ao governo iraniano.   

Em novembro de 2013, o Irã e o 5+1, grupo que incluiu Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha, anunciaram um acordo de seis meses, que começou a ser aplicado em janeiro deste ano, e que congela parte das atividades nucleares. Em retorno, há a suspensão parcial de sanções ocidentais. Apesar das constantes reuniões, o grupo não conseguiu fazer um acordo que agradasse aos dois lados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.