Topo

Hamas nega ter lançado míssil contra Israel

Em Nova York

16/09/2014 16h19

Líderes do Hamas disseram que não têm conhecimento sobre qualquer ataque contra Israel e que os palestinos continuam comprometidos com a trégua duradoura.   

De acordo com a imprensa local, um míssil ou um monteiro foi lançado de Gaza contra o território israelense pela primeira vez desde o fim da ofensiva.   

Veículos disseram, citando fontes militares, que nenhuma vítima ou dano foram registrados no local onde o artefato caiu, nas proximidades da fronteira.   

Um dos líderes da região onde foi registrado o ataque, Haim Yellin, disse que não está claro se o objeto foi lançado durante exercícios de grupos armados ou foi realmente uma ação contra israelenses.   

De qualquer forma, a população local espera do Exército uma "reação enérgica".   

A Organização das Nações Unidas (ONU), Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) chegaram a um acordo para dar início aos trabalhos de reconstrução da Faiza de Gaza.   

Informação foi divulgada pelo enviado da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, durante reunião do Conselho de Segurança (CS).   

Reconstrução será controlada pela ONU, "para garantir que os materiais necessários não sejam utilizados para outros fins que não exclusivamente civis". A ANP estimou o custo da reconstrução em US$ 7,8 bilhões. Hamas e Israel concordaram com um cessar-fogo no final de agosto. Este é o primeiro cessar-fogo duradouro na Faixa de Gaza desde o dia 8 de julho, quando Israel lançou uma ofensiva para enfraquecer o Hamas. Desde então, mais de 2 mil palestinos morreram em ataques israelenses.   

As partes envolvidas no conflito chegaram a acordos para diversas tréguas temporárias, que não passavam de dias. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.