Topo

Conferência na Espanha busca soluções para Líbia

17/09/2014 12h40

MADRI, 17 SET (ANSA) - A grave crise na Líbia e suas repercussões econômicas e de segurança na região estão no centro das discussões na Conferência Internacional sobre a Estabilidade e desenvolvimento do país, que começou nesta quarta-feira (17), em Madri, capital da Espanha.   

A conferência, organizada pelo ministério de Relações Exteriores e da Cooperação da Espanha, foi aberta pelo presidente Mariano Rajoy, que, em discurso, afirmou que o país no norte da África "é uma clara prioridade para a Espanha." Segundo Rajoy, a crise na Líbia causa instabilidades em toda a região do Mediterrâneo. O evento conta com ministros de Relações Exteriores de ao menos 15 países ao redor do mar Mediterrâneo, além de membros de organizações internacionais. "Queremos acompanhar o caminho da Líbia que traga paz e democracia", discursou Rajoy.   

Representante da Itália, a ministra Federica Mogherini deve ser responsável pela coordenação e dar impulso aos esforços internacionais para estabilizar a situação do país, que vive sob governo provisório e constantemente sofre com violentos ataques de grupos adversários.   

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, está descartada qualquer tipo de intervenção militar no país africano.   

Alguns dos grupos presentes na conferência são o 5+5, composto por Espanha, França, Itália, Malta e Portugal, eArgélia, Líbia, Marrocos, Mauritania e Tunísia, a Liga Árabe, Nações Unidas (ONU), União Africana e União Europeia (UE). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.