Topo

'Lua de Sangue' é vista durante eclipse total

19/09/2014 16h38

ROMA, 08 OUT (ANSA) - A lua se pintou de vermelho na manhã desta quarta-feira (08) pela segunda vez no ano. O fenômeno conhecido como "Lua de Sangue" ocorreu às 7h25 (horário de Brasília) e foi visível na Nova Zelândia, Austrália e em parte da América e da Ásia.   

Segundo o astrofísico Gianluca Masi, curador do Planetário de Roma, "a lua superou um pouco o perigeu, ou seja, o ponto de maior aproximação da Terra". Com isso, ela ficou maior do que a primeira ocorrência do fenômeno em 15 de abril. Ele ainda afirmou que "tecnicamente, ela não foi uma Super Lua, mas as dimensões foram grandes". Masi também explicou o porque da lua ficar avermelhada. "Na fase central do eclipse, a Lua se tinge de vermelho porque os raios do Sol que a atingem foram filtrados pela atmosfera terrestre, que deixam só passar os raios vermelhos", descreveu.   

Quem esteve atento ao fenômeno, pode ver também o planeta Urano, que estava muito próximo do nosso satélite natural. O astrofísico explicou que o planeta "apareceu como um ponto de luz extremamente brilhante". Essa é a segunda vez que o evento ocorre em 2014 e ele faz parte de uma tétrade, quando ocorrem quatro eclipses lunares totais consecutivos. O fenômeno é considerado raro, já que no século XX ocorreram apenas cinco. Já neste século, essa é a segunda vez que uma tétrade ocorre, sendo que a primeira aconteceu em 2003-2004.   

Essa sequência de eclipses totais terá ainda dois fenômenos: em 4 de abril e 28 de setembro de 2015. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.