Topo

G20 anuncia luta conta a evasão fiscal

21/09/2014 12h53

NOVA YORK, 21 SET (ANSA) - Ao final da reunião do G20 - que reúne os 20 países mais ricos do mundo - neste domingo (20), a o grupo anunciou que aprovou um plano de atuação global para combater a evasão fiscal. Em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os países-membros dos dois grupos irão trocar informações tributárias de maneira automática.   

A ideia é que entre 2017 e 2018, essas informações sejam trocadas com países que não pertençam aos blocos. Segundo o ministro da Economia italiana, Pier Carlo Padoan, esse é "um exemplo de reforma estrutural em escala internacional, com novas regras que mudam o comportamento e produzem resultados tangíveis".   

Ele afirmou ainda que "do G20 surgiu a consciência de que a economia global corre o risco de parar", mas "a Itália identificou com clareza uma estratégia própria, colocando para cima a agenda das reformas estruturais indispensáveis para melhorar a competitividade, a atratividade e o clima econômico".   

No comunicado final da entidade, a retomada do crescimento econômico mundial está "incerta" e o aumento da produção está abaixo da velocidade necessária para criar novos postos de trabalho. O G20 ainda afirmou que a política monetária nas economias desenvolvidas continua a sustentar o crescimento e deve afrontar, de modo eficiente, as pressões deflacionárias em linha com o mandato dos Bancos Centrais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.