Topo

Raúl Castro reitera parceria com EUA contra ebola

21/10/2014 16h10

HAVANA, 21 OUT (ANSA) - O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse que o ebola "constitui um imenso problema para a humanidade, que deve ser enfrentado com a mais absoluta urgência". Ele ainda reiterou uma declaração de seu irmão, o ex-líder Fidel Castro, de que a ilha irá colaborar com os Estados Unidos para evitar a disseminação da doença.   

Declaração foi feita durante a inauguração da cúpula extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) sobre a epidemia do ebola nesta segunda-feira, dia 20.   

"Cuba está disposta a trabalhar lado a lado, com todos os países, incluindo os Estados Unidos", pois evitar a disseminação do vírus "requer ações da comunidade internacional em seu conjunto".   

De acordo com ele, "esta ameaça deve ser freada com uma resposta internacional imediata, eficaz e com recursos, de forma coordenada e com a liderança da Organização Mundial de Saúde (OMS)".   

No sábado, dia 18, o ex-presidente cubano Fidel Castro disse que, "com prazer", os "cubanos irão cooperar" com os Estados Unidos no âmbito da luta mundial contra a epidemia de ebola.   

Em um artigo intitulado "A Hora do Dever", Castro explicou que "temos o prazer de colaborar com a equipe norte-americana nesta tarefa e não em busca da paz entre os dois Estados que foram adversários por tantos anos, mas sim pela Paz no mundo, uma meta que pode e devem ser buscada". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.