Topo

Canadá não se intimidará com ataque, afirma premier

23/10/2014 07h46

WASHINGTON, 23 OUT (ANSA) - O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, afirmou que seu país não ficará intimidado com o ataque ocorrido ontem (22) no Parlamento, em Ottawa. "Seremos vigilantes com aqueles que nos querem fazer mal. Não seremos nunca intimidados e manteremos o Canadá seguro", falou o premier em pronunciamento à Nação.   

Segundo o líder político, os responsáveis "não terão um refúgio seguro" no território canadense, afirmando que o ataque foi "inspirado" nos realizados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis). "O Canadá não é imune aos ataques terroristas que vemos em todo o mundo", ressaltou Harper afirmando que "nossos pensamentos e orações" agora estão com Nathan Cirillo, o ítalo-canadense que morreu no atentado.   

Harper estava no Parlamento no momento em que os disparos começaram, mas foi retirado com segurança pelos agentes do prédio. A polícia identificou o atirador que invadiu o local como Michael Zehaf-Bibeau, 32 anos, e confirmou a morte do mesmo.   

De acordo com documentos judiciais obtidos pela CBS News, Zehaf-Bibeau era realmente convertido ao Islã e foi condenado em 2004 a 60 dias de prisão por posse de drogas. Em 2011, ele foi novamente para a cadeia por ameaças durante um assalto em Vancouver. Ainda com informações da CBS, Zehaf-Bibeau é filho de uma funcionária pública e cresceu em Laval, no norte de Montreal.   

Outros meios de comunicação afirmam que o serviço secreto do país havia confiscado o passaporte dele em julho, após considerá-lo "um viajante de alto risco".   

Zehaf-Bibeau foi atingido pelo guarda Kevin Vickers, no interior do Parlamento, a poucos metros do local onde os políticos do Partido Conservador e da oposiação estavam discutindo como enfrentar a crescente ameaça de um ataque terrorista no Canadá. Vickers está sendo considerado um herói nacional pelos canadenses.   

As outras três pessoas que haviam sofrido lesões por causa do tiroteio já foram liberadas do hospital, segundo informaram as autoridades sanitárias do país.   

Malala envia mensagem A Nobel da Paz Malala Yousafzai postou uma mensagem no Twitter para os canadenses nesta quinta-feira (23). "Os meus pensamentos e as minhas orações são para o povo canadense durante esse momento difícil", escreveu a estudante paquistanesa. Ela recebeu o título de cidadã honorária do Canadá, porém, a cerimônia aconteceria ontem, justamente no Parlamento atacado em Ottawa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.