Topo

Uruguai escolhe sucessor de Mujica neste domingo

24/10/2014 14h30

SÃO PAULO, 23 OUT (ANSA) - O Uruguai escolhe no próximo domingo, dia 26, o sucessor do presidente José Mujica. O ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), da legenda governista Frente Ampla (FA), segue na frente nas pesquisas de intenção de voto. Pesquisa da consultoria Factum divulgada nesta semana apontou uma vantagem de 12 pontos (com 44% das intenções de voto) de Vázquez diante do segundo candidato, Luis Lacalle Pou, do conservador Partido Nacional, também conhecido como Blanco, que soma 32%. Porém, como nenhum dos dois tem mais da metade dos votos, deve haver um segundo turno no país.   

A Frente Ampla aposta em Vázquez, um médico que já governou o Uruguai e é considerado bem mais conservador que Mujica, que outorgou algumas medidas polêmicas, como a regulamentação da venda de maconha, o casamento homossexual e o aborto.   

Já o filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), Lacalle Pou defende a bandeira da mudança dentro do governo e da alternância de poder. Caso ele ganhe, no entanto, volta à Presidência um dos dois únicos partidos que governaram o país desde o começo do processo eleitoral, no século passado, até 2004.   

No campo econômico, uma vitória do candidato Blanco significaria uma guinada para um governo mais liberal. Ele, no entanto, não deve mexer em programas estabelecidos pela Frente Ampla nos últimos anos, que, segundo o próprio candidato, "deram certo".   

Entre os demais candidatos, Pedro Bordaberry, filho do ex-ditador Juan Maria Bordaberry, do Partido Colorado, tem 15% das intenções de voto, e Pablo Mieres, do Partido Independente, 3%.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.