Topo

FARC reconhecem ter afetado civis na Colômbia

30/10/2014 14h32

HAVANA, 30 OUT (ANSA) - O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reconheceu hoje, dia 30, pela primeira vez durante o diálogo de paz com o governo de Bogotá, que "afetou" civis em meio ao conflito armado deflagrado há mais de 50 anos no país.   

O grupo, no entanto, apontou que "jamais" esses resultados ocorreram como "parte de nossa razão de ser".   

Em uma declaração lida a jornalistas antes da reunião de hoje em Havana, representantes das Farc disseram que "assumiremos a responsabilidade no que nos diz respeito".   

"Nós nos responsabilizamos expressamente por todos e quaisquer atos de guerra realizados por nossas unidades de acordo com as ordens e instruções de nosso controle e assumimos suas consequências", concluiu o comunicado.   

Eles ainda disseram que os rebeldes "estão conscientes de que os resultados de nossas ações nem sempre têm sido planejados ou esperados" e que assumem suas consequências. "Não poderia ser de outra forma".   

"Nos casos em que, violando nossas regras internas, os membros da insurgência causaram intencionalmente danos a civis, sempre agimos em conformidade e tomamos medidas punitivas contra os responsáveis", destacou nota. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.