Topo

França proíbe uso de roupa de palhaço no Halloween

31/10/2014 08h52

PARIS, 31 OUT (ANSA) - A festa do Halloween em Vendargues, no sul da França, não poderá ser comemorada com fantasias de palhaços por pessoas com mais de 13 anos em decorrência das gangues de palhaços que aterrorizam o país nas últimas semanas.   

A localidade proibiu o uso desta fantasia em decorrência dos grupos de adolescentes vestidos de palhaços que atacaram e roubaram pessoas em várias cidades da França.   

A Prefeitura de Vandargues, cidade com seis mil habitantes, publicou ontem (30) uma ordem municipal na tentativa de proteger as crianças que irão brincar o dia das bruxas, que se comemora nesta sexta-feira (31), de algum palhaço mal intencionado.   

A moda das gangues de palhaços começou no Facebook e nas últimas semanas levou o terror para várias localidades. O primeiro caso foi registrado em 10 de outubro quando um jovem vestido com uma fantasia de palhaço foi preso enquanto assustava os pedestres no centro de Perigueux.   

No período de quinze dias os casos se multiplicaram. Um dos mais graves foi registrado no final de semana passada em Montpellier, onde um homem de 35 anos foi espancado por um palhaço enquanto outros dois lhe roubaram a carteira. O agressor, um rapaz de 18 anos, foi preso e condenado a 12 meses de prisão.   

Diversas cidades, como Agde, Macon, Borgonha, Grenoble, Chamaret e Drome registram agressões deste tipo.   

Nos últimos dias, a delegacia central de Lyon recebeu diversos telefonemas denunciando este tipo de crime. Já em Bordeaux foram organizadas rondas contra os palhaços.   

Com a aproximação do dia das bruxas o medo foi aumentando. Nas lojas especializadas de Paris a fantasia de palhaço acabou mais rápido que nos anos anteriores.   

No Facebook e no Twitter da polícia nacional foi publicada a página "Chasseur de clown" (Caçadores de palhaços, em tradução livre), que convida as pessoas a ligarem para a emergência no caso de se depararem com grupos violentos de palhaços.   

Até o momento o prefeito de Vendargues, Pierre Dudieuzere, foi o único que decidiu usar sua autoridade para proibir as fantasias de palhaço. A proibição vale apenas para hoje, mas não está excluída a possibilidade de prorrogação da ordem. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.