Topo

Ali Agca quer se encontrar com Papa na Turquia

27/11/2014 16h07

ROMA, 27 NOV (ANSA) - O turco Ali Agca, que atirou contra o papa João Paulo II em 1981, pediu para se encontrar com o papa Francisco no próximo fim de semana, durante a visita que o Pontífice fará a Ancara e Istambul. De acordo com a agência Anadolu, o Vaticano, porém, não respondeu à solicitação de Agca. Em uma coletiva de imprensa, o turco disse que Francisco não tem motivos para temer. Durante a coletiva, Agca, no entanto, mostrou-se contrariado e fez declarações confusas. "Um projétil vale 10 liras turcas, mas a vida do Papa não vale cinco liras turcas aos olhos de Deus.   

Estou para disparar um tiro? Não", disse Agca, que atirou contra João Paulo II em plena Praça São Pedro. Francisco iniciará amanhã (28) uma visita à Turquia, que terminará no domingo. O Ministério das Relações Exteriores do país informou que, apesar do Vaticano ter solicitado um carro simples para uso do Papa, o governo deixará um veículo blindado de luxo à disposição.   

"Será uma oportunidade para promover o diálogo e a tolerância entre os muçulmanos e cristãos, assim como uma possibilidade para reforçar os laços com a Igreja Ortodoxa", disse o porta-voz da Chancelaria, Tanju Bilgic, citado pelo jornal local "Hurriyet Daily News ".   

"O diálogo entre as civilizações, a xenofobia, a luta contra o racismo e o desenvolvimento de políticas na região estão entre os temas da viagem do Papa", completou.   

Em entrevista à ANSA, a italiana Mariagrazia Zambon, laica consagrada da diocese de Milão que vive na Turquia desde 2001, contou que o clima no país é de expectativa. "Há mais de um mês, toda a comunidade cristã reza por essa visita, para que traga frutos de justiça, paz e diálogo", afirmou. O evento será acompanhado por 300 jornalistas credenciados de todo o mundo. Francisco, por sua vez, viajará em um Airbus A320 da companhia aérea Alitalia, como de costume.   

Na agenda do Papa, estão previstos encontros políticos com autoridades do país e compromissos religosos, como uma visita à Mesquisa Azul e uma missa na Catedral Católica do Espírito Santo. Francisco tomou posse em março de 2013 como Papa. Sua primeira viagem apostólica ao exterior foi ao Brasil, em julho do mesmo ano, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JM), no Rio de Janeiro.   

Ao longo de 2014, o Pontífice visitou a Terra Santa, Jordânia, Israel e Palestina (maio), a Coreia do Sul (agosto), a Albânia (setembro) e a França (novembro). Sua primeira viagem de 2015 será para Sri Lanka e Filipinas, entre os dias 12 e 19 de janeiro. (ANSA) http://www.papafrancesconewsapp.com/por/
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.