Topo

Papa está contente com reaproximação dos EUA e Cuba (2)

18/12/2014 08h19

CIDADE DO VATICANO, 18 DEZ (ANSA) - O papa Francisco declarou nesta quinta-feira (18) que está "contente" com a reaproximação entre os Estados Unidos e Cuba, anunciada ontem (17) pelos presidentes dos dois países.   

"Hoje estamos todos contentes porque vimos como dois povos, que estavam afastados há tantos anos, fizeram ontem um passo para a reaproximação", disse o Pontífice a um grupo de 13 novos embaixadores da Santa Sé.   

Ao explicar a importância do trabalho de um representante diplomático, o sucessor de Bento XVI destacou que "esse trabalho foi levado adiante por embaixadores, pela diplomacia. É um trabalho nobre o vosso, muito nobre".   

"O trabalho de um embaixador é um trabalho de pequenos passos, de pequenas coisas, mas que tem como fim sempre fazer a paz, aproximar os corações dos povos, semear fraternidade entre os povos. É esse o trabalho de vocês, mas com coisas pequenas, pequeninas", disse o Pontífice aos representantes.   

Estavam presentes na reunião os novos embaixadores no Vaticano da Mongólia, Bahamas, Dominica, Tanzânia, Dinamarca, Malásia, Ruanda, Finlândia, Nova Zelândia, Mali, Togo, Bangladesh e Catar.   

Ontem, o Vaticano emitiu um comunicado em nome de Francisco no qual o líder da Igreja Católica elogiou a reaproximação "com o objetivo de superar, em nome do interesse de seus respectivos cidadãos, as dificuldades que marcaram suas histórias recentes".   

Até mesmo Barack Obama e Raúl Castro haviam elogiado o papel desempenhado por Jorge Bergoglio na promoção das conversas entre as duas nações, afastadas há mais de meio século. No mesmo comunicado, o Vaticano diz que ofereceu "os seus bons serviços para favorecer um diálogo construtivo sobre temas delicados, do qual nasceram soluções satisfatórias para ambos os lados". http://www.papafrancesconewsapp.com/por/ (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.