Topo

Napolitano faz último discurso para militares da Itália

22/12/2014 15h31

ROMA, 22 DEZ (ANSA) - Perto de deixar o cargo, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, realizou nesta segunda-feira (22) a tradicional videoconferência do chefe de Estado com os soldados do país que atuam no exterior e deu sua última saudação aos militares italianos.   

"Hoje é a minha última ocasião para dizer que não há nenhuma estrutura do Estado que soube se transformar como as Forças Armadas", declarou Napolitano, bastante comovido. Além de presidente, ele também é o líder do Conselho Supremo de Defesa.   

O mandatário ainda conversou nesta segunda com a astronauta Samantha Cristoforetti, que em novembro se tornou a primeira italiana a ultrapassar as fronteiras da Terra. "Estou certo de que essa sua participação extraordinária na missão espacial dará um incentivo para entendermos o quanto é importante nos empenharmos na tecnologia e na pesquisa espacial", disse Napolitano.   

Atualmente, Cristoforetti está na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde deve ficar pelos próximos cinco meses.   

Demissão - Apesar de ainda faltar uma confirmação oficial, é dado como certo que Napolitano, de 89 anos, confirmará sua renúncia no dia 31 de dezembro, durante o discurso de final de ano. Ele assumiu o cargo em 2006 e não tinha intenção de concorrer à reeleição, em 2013.   

No entanto, na ocasião, o dividido Parlamento da Itália foi incapaz de chegar a um acordo para escolher seu sucessor - no país, o presidente é nomeado pelo Congresso. Por conta do impasse, um grupo majoritário de deputados e senadores pediu para que Napolitano voltasse à Presidência para um segundo mandato, algo inédito na história italiana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.