Topo

Fuselagem de avião da AirAsia será retirada do mar

16/01/2015 15h15

PANGKALAN BUN, 16 JAN (ANSA) - A fuselagem do avião da Air Asia, que caiu no Mar de Java no dia 28 de dezembro, será retirada do mar "em breve", informou o chefe da agência de operações de busca e resgate, Henry Bambang Soelistyo nesta sexta-feira (16).   

Segundo ele, as equipes conseguiram visualizar parte da aeronave, mesmo com as fortes correntes e a presença constante do mau tempo. Ainda de acordo com Soelistyo, a parte individualizada pode ser correspondente à cabine, um motor do Airbus320 e algumas poltronas. Ele não informou a data de início da operação, mas disse que será "em breve".   

O chefe da agência explicou que a retirada da fuselagem do mar será efetuada pelo fracasso do exame subaquático dos destroços do avião. A estrutura deve ser levantada por bóias flutuantes ou por gruas instaladas em navios rebocadores. Soelistyo informou ainda que mais um corpo foi encontrado e retirado do mar, aumentando assim para 51 o número de vítimas que serão sepultadas. As equipes de resgate não descartam que cadáveres possam estar na grande parte da fuselagem encontrada.   

O vôo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia, na Indonésia com destino a Cingapura, mas caiu 40 minutos após a partida. A aeronave transportava 162 pessoas sendo que 155 eran indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cidadão de Cingapura. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.