Topo

Itália quer que 'pizza' vire patrimônio da Unesco

Divulgação
Imagem: Divulgação

Em Roma

29/01/2015 16h27

Mais de 200 mil pessoas assinaram uma petição pelo reconhecimento da "arte da pizza" como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, informaram as autoridades italianas.

A campanha, lançada originalmente pela Associação de Pizzaiolos Napolitanos e pela Fundação UniVerde, tem sido apoiada por diversas entidades políticas e sociais da Itália.

O documento com mais de 200 mil assinaturas foi entregue recentemente à comissão italiana na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultural).

"O possível reconhecimento da Unesco tem um valor extraordinário para a Itália, que é o país onde a cultura alimentar está mais radicada e onde a pizza representa um símbolo da identidade nacional", disse o presidente da Coldiretti (que defende produtores italianos), Roberto Moncalvo.

"É óbvio que garantir a origem nacional dos ingredientes e as modalidades de trabalho significa defender um pedaço da nossa história, além das suas peculiaridades, em contraste com a concorrência desleal", ressaltou.

De acordo com uma análise da Coldiretti, quase 63% das pizzas são fabricadas com ingredientes sem procedência italiana e sem a verdadeira mozarela à base de leite.