Topo

Vídeo mostra últimos instantes de voo da Germanwings

Gonzalo Fuentes/Reuters
Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

Em Paris

31/03/2015 15h24

Um vídeo gravado pelo celular de uma das pessoas a bordo mostra os últimos instantes do voo 4U9525, da companhia aérea alemã Germanwings, que se chocou contra os Alpes franceses no último dia 24 de março.

A gravação foi recuperada nos escombros por alguém próximo às investigações do desastre e obtida pela revista "Paris Match", que, no entanto, não a divulgou. Segundo a publicação, a procedência das imagens não "dá lugar a dúvidas".

O vídeo apresenta uma cena "caótica", onde não é possível distinguir ninguém, a não ser os gritos dos passageiros. De acordo com a revista, é possível ouvir as pessoas falando "meu Deus" em vários idiomas e, em pelo menos três ocasiões, golpes metálicos.

Isso fortalece a tese do jornal alemão "Bild" de que o comandante da aeronave teria tentado abrir a porta da cabine com um machado. Ainda segundo a "Paris Match", os gritos se intensificaram após uma sacudida mais forte, provavelmente o choque de uma das asas contra uma montanha, até que não há mais nada.

O Airbus A320 da Germanwings ia de Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha, com 150 pessoas a bordo. Todas morreram. O copiloto da aeronave, Andreas Lubitz, é acusado de derrubá-la de propósito.