Topo

Obama confirma que pediu suspensão de embargo contra Cuba

11/04/2015 13h28

CIDADE DO PANAMÁ, 11 ABR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou neste sábado (11), durante seu discurso na Cúpula das Américas, que solicitou ao Congresso norte-americano a suspensão do embargo econômico a Cuba. "Queremos restabelecer as relações diplomáticas. Já solicitei ao Congresso que comece a trabalhar para suspender o embargo vigente há décadas. Vamos olhar para o futuro. Não estou interessado em combater batalhas que iniciaram antes do meu nascimento. A Guerra Fria acabou há muito tempo", destacou.   

Citando a primeira participação de Cuba no evento, Obama ressaltou que essa é "uma ocasião histórica" para o continente.   

Além disso, o mandatário informou que os Estados Unidos irão liberar US$ 1 bilhão para ajudar no crescimento da América do Sul para "enfrentar o problema da pobreza e da injustiça".   

Ao iniciar o seu próprio discurso, o presidente cubano, Raúl Castro, afirmou que "iria usar mais do que os oito minutos previstos" para falar porque considerou "interessante" as falas de seu homólogo norte-americano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.