Topo

Vaticano confirma viagem de Papa a Cuba em setembro

Tony Gentile/Reuters
Imagem: Tony Gentile/Reuters

Na Cidade do Vaticano

22/04/2015 09h20

O papa Francisco visitará Cuba em setembro, antes de ir aos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (22) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. "Posso confirmar que ele fará uma passagem por Cuba antes de seguir viagem aos Estados Unidos, que estava há tempos programado", disse o diretor de imprensa da Santa Sé.

Desde a semana passada, havia boatos de que o líder da Igreja Católica pudesse visitar a ilha caribenha em 2015 durante sua viagem aos Estados Unidos.   

A ida do Papa ao território norte-americano está marcada para os dias 22 a 27 de setembro, durante os quais ele discursará na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), será recebido pelo presidente Barack Obama na Casa Branca e fará um pronunciamento no Congresso.   

As relações entre o Vaticano e Cuba, que são delicadas, têm se mostrado mais sólidas no Pontificado de Francisco, que assumiu a liderança da Igreja Católica em março de 2013. No ano passado, o Papa foi um mediador fundamental nas negociações para a retomada das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, rompidas há mais de meio século.

Recentemente, o governo cubano também anunciou a construção de uma nova igreja pela primeira vez desde a revolução comunista de 1959. De acordo com informações da arquidiocese de Havana, citadas pela agência Fides, foi escolhida uma cidade na província de Pinar del Rio para abrigar a nova igreja, que será dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.