Topo

Em comício, Renzi ironiza Silvio Berlusconi

25/05/2015 14h06

LA SPEZIA, 25 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, aproveitou uma visita a um comício em La Spezia, na região da Ligúria, para alfinetar o ex-premier Silvio Berlusconi e dizer que os resultados das eleições locais não afetarão seu governo.   

"20 anos de centro-direita deixaram escombros. Nunca ataquei Berlusconi, mas ele é o líder político da Itália que ficou mais tempo que De Gasperi, Moro, Fanfani, Andreotti no Palácio Chigi.   

Se ele tinha essas grandes e belas ideias para o futuro do país porque ele não as realizou?", ironizou o premier.   

Renzi se referia aos antecessores Alcide De Gasperi (1945-1953), Aldo Moro (1963-1968), Amintore Fanfani (vários períodos entre 1954 e 1987) e Giuliu Andreotti (sete vezes no cargo) que permaneceram por anos na política do país.   

Sobre as eleições regionais que ocorrerão na Ligúria, no dia 31 de maio, o primeiro-ministro afirmou estar tranquilo e não temer que os resultados do local afetem seu governo nacional. "Há alguns dias, dizem que a Ligúria é um laboratório da política nacional, um desafio. Nós não discutimos nos laboratórios, mas no governo da região. É hora de por fim na transformação das eleições em jogos políticos romanos", destacou. Ao lado da candidata Raffella Paita, do Partido Democrático (PD), ele ainda destacou que "para o governo, nada muda" caso sua sigla perca as eleições para o candidato do Forza Italia, de Berlusconi.   

O pleito local escolherá o presidente da região e renovará o Conselho. Além disso, serão escolhidos 13 novos administradores das comunas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.