Topo

Movimento contra extradição de Pizzolato ganha novas adesões

17/06/2015 14h08

ROMA, 17 JUN (ANSA) - Já são mais de 20 os parlamentares italianos que se juntaram ao movimento iniciado pelos senadores Cecilia Guerra e Luigi Manconi para tentar evitar a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de cadeia no processo do mensalão.   

A maioria esmagadora do grupo é formada por senadores do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), o mesmo do premier Matteo Renzi e do ministro da Justiça Andrea Orlando, a quem eles apelam para revogar a expulsão do brasileiro.   

O movimento em defesa de Pizzolato foi lançado na última terça-feira (16), em uma coletiva de imprensa de Guerra e Manconi. Este último é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado da Itália e alega que a condição das prisões no Brasil é "desumana".   

Segundo ele, não há garantias de que o ex-diretor do BB terá um tratamento digno nas penitenciárias de seu país se for extraditado. Orlando já havia autorizado a expulsão, mas o processo foi interrompido graças a um recurso do mensaleiro ao Conselho de Estado, principal instância da Justiça administrativa italiana.   

O órgão, que é a última chance que Pizzolato tem de se livrar de voltar ao Brasil, dará seu veredicto sobre o caso no próximo dia 23 de junho. O ex-diretor do BB foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Após a sentença, ele fugiu para a Itália, onde foi preso por portar documentos falsos. Desde fevereiro de 2014, Brasília tenta extraditá-lo para que cumpra pena no país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.