Topo

Moscou estuda retaliação contra novas sanções dos EUA

31/07/2015 18h19

MOSCOU, 31 JUL (ANSA) - O Kremlin não exclui uma resposta "assimétrica" às novas sanções contra a Rússia anunciadas na última quinta-feira (30) pelos Estados Unidos, de acordo com o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov.   

Segundo ele, a "reciprocidade" é um princípio básico nesse tipo de medida, mas ao mesmo tempo não se pode descartar a hipótese de aprovar embargos mais duros contra norte-americanos. Além disso, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, a ampliação dos bloqueios "destrói" as relações entre as duas nações e "não contribui para a cooperação em outras questões globais".   

"Naturalmente, uma medida do gênero não ficará sem reação", diz uma nota da Chancelaria de Moscou. O Departamento do Tesouro norte-americano anunciou na última quinta-feira a expansão das sanções econômicas por conta da crise no leste da Ucrânia para mais 11 pessoas e 15 empresas da Rússia.   

Entre elas, estão as companhias armamentistas Izhmash e Kalashnikov e sociedades ligadas ao grupo petrolífero Rosneft e ao banco estatal Vnesheconombank, já previamente sancionados pelos EUA. Já a nova lista de indivíduos afetados inclui Alexandr Yanukovich, filho do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, deposto por rebeldes no início de 2014. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.