Topo

Índia registra posições de ioga para evitar patentes

Str/Xinhua
Imagem: Str/Xinhua

Em Nova Déli

09/08/2015 15h37

O governo da Índia quer registrar 1.500 posições de ioga como "saberes tradicionais" para impedir tentativas de indivíduos ou empresas estrangeiras de patentear ou reivindicar direitos autorais sobre essas práticas.

A informação é do jornal "The Times of India", que diz que 250 posturas já foram catalogadas com fotos, vídeos e descrições em um banco de dados do Ministério de Ciência e Tecnologia chamado Biblioteca Digital de Conhecimento Tradicional (TKDL, na sigla em inglês), que nasceu em 2001 para combater a biopirataria.

"Os nossos especialistas identificaram 1.500 técnicas de ioga descritas nos nossos antigos textos sagrados em sânscrito. Cerca de 250 já foram catalogadas", afirmou o responsável pelo projeto, Archana Sharam. Ele prevê que os trabalhos terminem dentro de cinco ou seis meses.

Uma vez que as posições estiverem no banco de dados, elas não poderão ser patenteadas por pertencerem ao domínio público.

Feito em cinco idiomas, o registro é compartilhado com os principais escritórios de patentes do mundo, incluindo o norte-americano e o europeu.