Topo

Grécia dissolve Parlamento e anuncia eleições para setembro

28/08/2015 13h45

ROMA, 28 AGO (ANSA) - O presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, confirmou a data de 20 de setembro para as novas eleições gerais no país e dissolveu o Parlamento nesta sexta-feira (28), informou a agência de notícias grega semi-oficial Ana-Mpa. O novo governo interino, liderado pela presidente da Corte Suprema Vassiliki Thanou, prestou juramento hoje e comandará as ações políticas gregas até a constituição de uma nova casa, o que deve ocorrer no dia 1º de outubro. Thanou é a primeira mulher da história da nação a comandá-la politicamente e sua nomeação só foi possível porque os grupos de oposição, Nova Democracia e Unidade Popular não conseguiram formar um governo de coalizão.   

Outra novidade é que George Chouliarakis foi nomeado como ministro interino das Finanças, segundo a agência de notícias Bloomberg. Ele participou das negociações do governo grego com os credores europeus e é professor de integração econômica europeia na Universidade de Manchester. Trifon Alexiadis assume o posto de vice-ministro.   

As novas eleições gregas, a segunda em 2015, ocorrem depois que o então premier Alexis Tsipras renunciou ao cargo. Dias antes, ele assinou o terceiro pacote de ajuda econômica para o país sair da crise no valor de 86 bilhões de euros.   

A atitude do líder tem como objetivo pedir para os gregos decidirem se o governo do partido Syriza "está no caminho certo" e, indiretamente, de fortalecer o nome de Tsipras entre os gregos.   

- Sondagem indica gregos divididos: Uma pesquisa eleitoral divulgada hoje mostrou que os gregos estão muito indecisos para o pleito do dia 20 de setembro.   

Elaborado pela agência ProRata a pedido do jornal "Efimerida ton Syntakton", os resultados mostraram uma grande aproximação entre o partido de Alexis Tsipras, o Syriza, e o de centro-direita, Nova Democracia.   

O Syriza tem 23% das intenções de voto, o Nova Democracia 19,5%, o partido neonazista Alba Dorata tem 6,5%. As demais legendas tem menos de 5% das intenções.   

O que chamou atenção é que o número de pessoas que disseram não saber em quem votar representou 25,5% dos entrevistados. - PIB é revisto para cima: O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia foi revisto e subiu 0,01 ponto percentual, fechando o primeiro trimestre em 0,9% de crescimento, anunciou a agência grega de estatísticas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.