Topo

Obama vai mudar nome de montanha mais alta dos EUA

31/08/2015 14h19

WASHINGTON, 31 AGO (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que a montanha mais alta do país, o monte McKinley (6.194m), voltará a ser chamada pelo seu nome original, Denali, dado pelos nativos do Alasca.   

A decisão foi divulgada por meio de um comunicado da Casa Branca e representa uma vitória para a população do mais setentrional dos estados norte-americanos. No idioma dos indígenas athabaskans, Denali significa "a grande montanha", mas o nome havia sido substituído por "McKinley" há mais de 100 anos por colonizadores, em homenagem ao 25º presidente dos EUA, William McKinley.   

No entanto, a maioria dos habitantes do Alasca sempre o chamou pela sua alcunha original. Apesar de ter agradado moradores locais, a mudança irritou políticos de Ohio, estado natal do ex-mandatário que dá nome à montanha, ao menos oficialmente.   

Opositores acusam Obama de ter usado a história do monte para aplacar as críticas de parte da população de Alasca por ter dado à petrolífera Shell permissão para realizar novas perfurações na costa do estado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.