Topo

Papa abre processo canônico contra padre acusado de pedofilia na Espanha

O primeiro processo por pedofilia foi contra ex-arcebispo Jozef Wesolowski, mas ele morreu antes de ser julgado - Manuel Diaz/AP
O primeiro processo por pedofilia foi contra ex-arcebispo Jozef Wesolowski, mas ele morreu antes de ser julgado Imagem: Manuel Diaz/AP

Em Madri

02/10/2015 12h26

O papa Francisco acolheu as denúncias contra um padre espanhol acusado de abusos sexuais e abriu um julgamento canônico para investigar o caso, informou o jornal "El Mundo" nesta sexta-feira (2) citando os pais do aluno.

Segundo a reportagem, o religioso é pertencente à Opus Dei e teria abusado de um menino de 12 anos durante os anos de 2008 e 2009 no Colégio Gaztelueta, que fica em Lejona, Biscaia.

Em uma carta publicada pelo jornal, o pontífice escreveu aos pais que "hoje mesmo mandarei a documentação à Congregação para a Doutrina da Fé para que seja instaurado um julgamento canônico contra o professor e o colégio, sem que o menino seja citado".

Na entrevista, os genitores informaram que mandaram uma carta ao sucessor de Bento 16 contando o caso e que somente agora, maior de idade, o rapaz decidiu processar também na Espanha o professor.

O líder da Igreja Católica tem se empenhado em investigar religiosos que cometem crimes do tipo e criou uma comissão no Vaticano para cuidar, exclusivamente, desses casos.

Em julho deste ano, iria ocorrer o primeiro julgamento da história da entidade contra um ex-núncio que era acusado de pedofilia. Porém, Józef Wesolowski passou mal dias antes da audiência e morreu no mês de agosto, sem ter respondido pelos crimes.