Topo

Michael Phelps revela depressão e problemas com álcool

12/11/2015 14h44

SÃO PAULO, 12 NOV (ANSA) - O maior campeão olímpico de todos os tempos, o norte-americano Michael Phelps, revelou que enfrentou uma depressão e teve que lidar com graves problemas relacionados ao álcool. Em uma franca entrevista para a revista "Sports Illustrated", o nadador falou sobre o período em que precisou encarar o tratamento no Alcoólicos Anônimos e em um clínica de reabilitação em Oklahoma.


"Descobri muitas coisas sobre mim que eu provavelmente sabia, mas eu não queria perceber. Uma delas foi que, por um longo tempo, eu me via como o atleta que era, mas não como um ser humano. Pude conviver com estranhos que sabem exatamente quem eu sou, mas não me respeitavam pelo que eu fiz, mas sim pelo o que sou enquanto ser humano", afirmou.


Phelps se envolveu em diversas confusões durante o ano de 2014 e, em setembro do ano passado, foi preso por dirigir bêbado após voltar de um cassino em Baltimore. Para ele, nesta fase, "eu estava em um lugar muito escuro e nem sequer queria viver".


Ao passar um período trancado em casa, o detentor de 22 medalhas olímpicas relatou ter contado com o apoio da família para buscar ajuda especializada. Mas, que essa foi a fase em que mais "sentiu medo" em sua vida. Após a prisão, ele chegou a ser suspenso da seleção norte-americana de natação e precisou perder algumas das competições mais importantes da categoria. Em agosto deste ano, o medalhista afirmou que prometeu para si mesmo não beber "uma gota de álcool sequer" até os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, quando pretende encerrar de vez a carreira. As classificatórias dos EUA para as Olimpíadas ocorrem em junho de 2016 no estado de Nebraska. Até lá, o campeão precisará recuperar o tempo perdido para conseguir realizar sua meta.


(ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.