Topo

Bruxelas volta à 'vida normal' após caça aos terroristas

25/11/2015 11h41

BRUXELAS, 25 NOV (ANSA) - Após quatro dias de buscas incessantes por terroristas, a cidade de Bruxelas, na Bélgica, voltou à normalidade nesta quarta-feira (25) com escolas sendo reabertas e órgãos públicos funcionando normalmente. A maior parte das linhas de metrô - 35 das 69 estações - foram reativadas, mas os trens continuam parados. Apesar da aparente tranquilidade, o nível de alerta para ataques terroristas continua no máximo. Desde o último sábado (21), as autoridades pediram para a população ficar em casa e foram proibidos todos os eventos públicos com aglomerações de pessoas. Tudo para evitar o risco de novas ações de jihadistas.   

Nos últimos dias, em uma série de ações policiais, 29 pessoas foram presas sob a acusação de participar dos atentados terroristas em Paris, no dia 13, ou de planejar novos atos na capital belga.   

Segundo os jornais locais "Echo" e "De Tijd", essas prisões evitaram que uma série de atentados múltiplos em Bruxelas ocorressem. Citando ainda "fontes bem informadas", as publicações revelaram que uma quinta pessoa que atuou em Paris foi detida.   

Tanto a Bélgica como a França procuram por algumas peças-chave do massacre ocorrido em Paris. Salah Abdeslam, que teria dirigido o carro que deixou os terroristas no Bataclan, e Mohamed Abrini, que estava com Abdeslam no veículo, ainda estão sendo procurados e não há pistas de seu paradeiro. Já o belga Abdelhamid Abaaoud, considerado o mentor da ação, morreu em uma busca da polícia francesa em um bairro de Paris. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.