Topo

Macri escolhe ex-presidente do BC para liderar Economia

26/11/2015 12h20

BUENOS AIRES, 26 NOV (ANSA) - Poucos dias antes de sua posse, em 10 de dezembro, o presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, anunciou seu Gabinete. O prefeito de Buenos Aires escolheu um keynesiano, Alfonso Prat-Gay, para liderar a Economia e uma diplomata das Nações Unidas (ONU), Susana Malcorra, para a pasta das Relações Internacionais.   

Prat-Gay foi o mais jovem presidente do Banco Central da história do país, quando substituiu o ex-líder Eduardo Duhalde no cargo, em 2002. Ele deixou o posto em 2004.   

Durante sua campanha, Macri prometeu reerguer a economia que, segundo ele, sofreu com anos sucessivos de kirchnerismo no poder, dizendo que acabaria com medidas protecionistas.   

Entre as ações que Prat-Gay pretende tomar está a mudança dos impostos sobre lucros, que se aplica sobre os salários, uma polêmica norma imposta pelo kirchnerismo, além de uma nova negociação dos chamados "fundos abutres".   

Diplomacia - Susana Malcorra, a chefe de Gabinete do Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, por sua vez, foi nomeada nova chanceler, substituindo Hector Timerman no cargo. Além de se aproximar do Brasil, ela deve lidar com a promessa de Macri de suspender a Venezuela do Mercosul. Ele disse a opositores venezuelanos durante sua campanha presidencial que pediria a suspensão do país do bloco, citando sua carta democrática.   

A Venezuela vem sendo alvo de críticas por prisões arbitrárias de opositores e as Nações Unidas, assim como organismos internacionais que defendem os direitos humanos, falam de casos de assassinatos e torturas com o objetivo de manter o chavista Nicolás Maduro no poder. O presidente da Assembleia Nacional Venezuela, Diosdado Cabello, respondeu ao mandatário eleito, dizendo que Macri não conquistou o Poder de Caracas. "Você foi eleito o presidente da Argentina, deixe em paz o nosso povo, não se meta com a gente pois não nos metemos com você", apontou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.