Falha mecânica provocou queda de avião da AirAsia
JACARTA, 01 DEZ (ANSA) - Uma falha mecânica crônica e a falta de habilidade dos pilotos em resolver o problema foram os dois principais fatores que provocaram a queda do voo QZ 85001, da Air Asia, informaram os investigadores do Comitê Nacional de Segurança de Transportes nesta terça-feira (01).
O Airbus A320 levava 162 pessoas e caiu no mar de Java, na Indonésia, no dia 28 de dezembro do ano passado - matando todas as pessoas a bordo. Segundo informações oficiais, ele perdeu contato com a torre de controle 40 minutos após a decolagem e cerca de dois minutos depois de solicitar permissão para subir de 32 mil para 38 mil pés.
De acordo com os dados do relatório final, o sistema que controla o leme do avião apresentou uma fissura na solda. Para consertar o problema, o sistema foi reiniciado e houve perda do piloto automático e "as ações posteriores da tripulação fizeram com que o avião ficasse incontrolável", provocando a perda de altura e a consequente queda.
Ainda conforme conclusão dos investigadores, o computador que controla o voo falhou por quatro vezes e ficou em "estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado". Sobre a questão climática, já que o piloto havia relatado estar se aproximando de uma tempestade, o relatório aponta que o mau tempo não teve influência no acidente. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
O Airbus A320 levava 162 pessoas e caiu no mar de Java, na Indonésia, no dia 28 de dezembro do ano passado - matando todas as pessoas a bordo. Segundo informações oficiais, ele perdeu contato com a torre de controle 40 minutos após a decolagem e cerca de dois minutos depois de solicitar permissão para subir de 32 mil para 38 mil pés.
De acordo com os dados do relatório final, o sistema que controla o leme do avião apresentou uma fissura na solda. Para consertar o problema, o sistema foi reiniciado e houve perda do piloto automático e "as ações posteriores da tripulação fizeram com que o avião ficasse incontrolável", provocando a perda de altura e a consequente queda.
Ainda conforme conclusão dos investigadores, o computador que controla o voo falhou por quatro vezes e ficou em "estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado". Sobre a questão climática, já que o piloto havia relatado estar se aproximando de uma tempestade, o relatório aponta que o mau tempo não teve influência no acidente. (ANSA)
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