Topo

FCA abre em Recife seu 1º Centro de Software na AL

02/12/2015 17h23

SÃO PAULO, 02 DEZ (ANSA) - A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) inaugurou nesta quarta-feira (02), em Recife, Pernambuco, seu primeiro Centro de Software na América Latina, que terá como objetivo desenvolver sistemas para o controle de motores e transmissões (powertrains) e tecnologias para veículos com baixo nível de emissão de poluentes.   


A unidade é apenas a etapa inicial do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva do grupo no estado nordestino, que terá ainda mais três braços: um Centro de Projetos (Cabo de Santo Agostinho), um Centro de Testes Veiculares (Jaboatão dos Guararapes) e um Campo de Provas, este situado perto da nova fábrica de Goiana, também em Pernambuco.   


Segundo o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter, todas as quatro unidades do Centro de Pesquisa estarão em funcionamento até meados do ano que vem, após investimentos de aproximadamente R$ 140 milhões.   


Já o Centro de Software, primeira parte a ser inaugurada, foi instalado em um edifício histórico que servia como armazém de açúcar mais de 100 anos atrás. O prédio fica no Porto Digital de Recife, polo de economia criativa da capital pernambucana, e foi totalmente restaurado para abrigar a nova estrutura da Fiat Chrysler.   


"O carro está cada vez mais digital, e temos de estar preparados para esse futuro. Queremos enraizar esse conhecimento nessa região do Brasil para nos tornarmos cada vez mais competitivos", declarou Ketter. Funcionando há pouco tempo, o Centro de Software já tem cerca de 40 pessoas trabalhando, e as pesquisas que serão desenvolvidas no local devem começar a aparecer em aproximadamente um ano.   


Esse é o quarto Centro de Desenvolvimento da FCA no mundo, seguindo os de Auburn Hills (EUA), Turim (Itália) e Betim (Brasil, MG). Ele trabalhará em estreita sintonia com o polo automotivo de Goiana, considerada a planta mais moderna do grupo em todo o planeta, com capacidade de produzir 250 mil veículos por ano e empregando mais de 7 mil trabalhadores.   


A Fiat Chrysler acredita que seu Centro de Desenvolvimento em Recife criará em torno de 500 vagas de emprego nos próximos anos, incluindo os 210 funcionários já contratados. A estrutura também terá parcerias com universidades locais e programas de residência para formar e encontrar talentos da economia criativa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.