Topo

Presidente da COP21 confirma divergências sobre acordo

09/12/2015 15h20

LE BOURGET, 09 DEZ (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, confirmou nesta quarta-feira (9) que há uma nova versão de um rascunho de acordo na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), que acontece nos arredores de Paris.   

Segundo o chanceler, os ministros dos quase 200 países participantes da reunião concordaram em aprovar o texto até a próxima sexta-feira (11), quando termina o evento. Fabius, que também é presidente da COP21, disse que os termos entre parêntesis - ou seja, aqueles em torno dos quais ainda não houve consenso - diminuíram bastante, mas continuam sendo "muitos".   

O rascunho tem 29 páginas, 19 a menos que as 48 do documento apresentado no último fim de semana pelas nações presentes na conferência. Em discurso na COP21, o ministro francês disse que entre os pontos mais críticos estão a diferenciação da contribuição de cada país, o financiamento para o combate às mudanças climáticas, o limite para o aquecimento global neste século e o prazo para a erradicação das emissões de gases do efeito estufa.   

"Sobre esses temas, peço que vocês intensifiquem os esforços", declarou Fabius. Na última terça-feira (8), os presidentes de Brasil, Dilma Rousseff, e Estados Unidos, Barack Obama, concordaram que o acordo deve prever um aumento máximo de 2ºC na temperatura média do planeta até 2100.   

Contudo, Estados insulares do Pacífico e do Caribe, alguns dos mais afetados pelo aquecimento global, defendem uma barreira de 1,5ºC. Países como Alemanha, França e Itália já teriam aceitado a proposta, mas sua ambição ainda causa resistência em muitas outras nações. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.