Topo

Presídio de Mussolini deve virar resort em Montenegro

Imagem mostra um modelo em 3D do resort de luxo que será construído em Montenegro em um antigo campo de concentração na ilha de Mamula, no mar Adriático, na baía de Kotor. O forte do século 19 ficou sob domínio das forças italianas fascistas durante a Segunda Guerra Mundial, no regime de Benito Mussolini - AFP/Salt and Water Studio
Imagem mostra um modelo em 3D do resort de luxo que será construído em Montenegro em um antigo campo de concentração na ilha de Mamula, no mar Adriático, na baía de Kotor. O forte do século 19 ficou sob domínio das forças italianas fascistas durante a Segunda Guerra Mundial, no regime de Benito Mussolini Imagem: AFP/Salt and Water Studio

Em Roma (Itália)

18/01/2016 11h29

Um antigo campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial usado pelo governo do italiano Benito Mussolini será transformado em um resort de luxo em Montenegro, causando o descontentamento de diversos familiares de vítimas.

O Parlamento de Montenegro aprovou o projeto que permite a construção do Mamula Island Resort, após opositores travarem a medida por anos.

Em comunicado, a empresa Lustica Bay Resort, responsável pelo projeto, disse que a ideia é "interagir com a arquitetura local e preservar o valor histórico da ilha completamente".

Inabitada, a ilha de Lastavica, também conhecida como Mamula, onde o campo de mesmo nome foi construído, é tida como uma das mais belas do mundo.

O edifício que abrigava o campo foi construído no final do século 19 pelo austríaco Lazar Mamula e mais tarde usado pelo governo de Benito Mussolini como um campo de concentração, por conta de seu caráter isolado.

O local também foi usado como presídio durante a Primeira Guerra Mundial.