Topo

Trump vence Super Terça nos EUA, mas Td Cruz surpreende

02/03/2016 00h42

SÃO PAULO, 1 MAR (ANSA) - Como era esperado pelas projeções, o magnata Donald Trump foi o grande vencedor das primárias republicanas realizadas nesta terça-feira (1), a chamada "SuperTuesday", quando eleitores votaram em 11 estados. O empresário venceu em ao menos seis estados, mas a surpresa ficou com o senador Ted Cruz, que conquistou dois. Já o senador pela Florida Marco Rubio, que era visto como uma das principais esperanças para reduzir o poder de Trump nas primárias republicadas, não venceu em nenhum estado até o momento. Trump ganhou na Virginia, Alabama, Massachusetts, Tennessee e Georgia. Cruz, por sua vez, consolidou-se no Texas, estado pelo qual é senador, e Oklahoma. Cruz, por sua vez, lidera as pesquisas em Minnesota, mas a apuração ainda não terminou. Com Alabama, Massachusetts e Tennesee, Trump demonstrou deter um forte apoio no sul do país e também no nordeste, tradicionalmente mais liberal. Trump tinha focado no Alabama durante sua campanha e, nas últimas semanas, as pesquisas de intenção de voto apontavam que o magnata possuía o apoio de evangélicos cristãos, os quais tinham propensão a votar em Cruz. Já em Massachusetts, Trump se focou com um discurso populista destinado à classe trabalhadora das cidades menores do estado.   

De acordo com especialistas políticos, que chamam a situação de "fenômeno Trump", centenas de eleitores democratas se tornaram republicanos ou independentes para votarem no magnata nas primárias. Na Virginia, a disputa entre Trump e Rubio foi acirrada, mas o magnata ficou com a maioria dos votos (35%, contra 31,9%). Até o momento, Trump conquistou 221 delegados. Cruz aparece em segundo lugar, com 69 e Rubio, com 41. Por fim, John Kasich tem 19 delegados, enquanto Ben Carson contabiliza sete. Ainda faltam encerrar as apurações os estados de Minnesota, Vermont e Alaska.   

Na convenção republicana de Cleveland, em julho, vence o candidato que tiver 1.237 delegados nas prévias, de um total de 2.472. Somente na Super Terça, foram disputados 595 delegados. Antes, os estados de Iowa, Nevada, New Hampshire e Carolina do Sul já tinham realizado primárias. Com exceção de Iowa, onde Cruz venceu, Trump saiu vitorioso em todos. Apesar da matemática não favorecer Rubio, ele indicou que não abandonará a corrida presidencial. "Eu vou fazer campanha o tempo que for para que eu possa ser o próximo presidente dos Estados Unidos", disse. Já Trump fez um discurso de vitória e aproveitou para alfinetar Rubio. "Foi uma grande noite. Parabenizo Ted Cruz pela vitória no Texas. Para Rubio, porém, foi uma noite dura, porque ele gastou muito dinheiro", disse o magnata, referindo-se aos custos das campanhas para as primárias. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.