Topo

Papa condena atentado 'vil e insensato' no Paquistão

Papa Francisco acena após a missa do Domingo de Páscoa, na Basílica de São Pedro - Alberto Pizzoli/ AFP
Papa Francisco acena após a missa do Domingo de Páscoa, na Basílica de São Pedro Imagem: Alberto Pizzoli/ AFP

Na Cidade do Vaticano (Vaticano)

28/03/2016 12h55

Durante a celebração Regina Coeli na manhã desta segunda-feira (28), no Vaticano, o papa Francisco condenou o atentado contra cristãos que celebravam a Páscoa em um parque na cidade de Lahore, no Paquistão, ocorrido neste domingo (27).   

"Ontem, no centro do Paquistão, a Santa Páscoa foi ensanguentada por um atentado execrável, que matou tantas pessoas inocentes, sendo a maior parte famílias da minoria cristã, especialmente mulheres e crianças, que estavam em um parque público para viver a alegria das festividades pascais. Desejo manifestar a minha proximidade a todos que foram atingidos por esse crime vil e insensato", afirmou o pontífice.   

Pedindo "orações pelas numerosas vítimas e seus entes queridos", Jorge Mario Bergoglio fez um apelo para que as autoridades paquistanesas "façam todos os esforços para dar segurança e serenidade à população, em particular às minorias religiosas mais vulneráveis".   

A fala do líder católico se refere ao fato de o Paquistão ser um país de maioria muçulmana. Estima-se que 95% dos 190 milhões de habitantes sigam essa religião. Apesar disso, a comunidade cristã no país é estimada em cerca de dois milhões de praticantes.   

"Repito, mais uma vez, que a violência e o ódio homicida conduzem somente à dor e à destruição. O respeito e a fraternidade são a única via para atingir a paz. Que a Páscoa do Senhor desperte em nós de maneira ainda mais forte. Que as orações a Deus parem as mãos violentas que semeiam o terror e a morte, para que no mundo possam reinar o amor, a justiça e a reconciliação", disse o sucessor de Bento 16.   

Esta não é a primeira vez que Bergoglio pede defesa das minorias religiosas, especialmente as cristãs, em países da Ásia e do Oriente Médio.