Topo

Naufrágio no Mediterrâneo pode ter deixado 500 mortos

Em Roma

20/04/2016 11h05

Ao menos 500 pessoas estavam a bordo da embarcação que naufragou no Mar Mediterrâneo no começo da semana, o que pode ter deixado centenas de vítimas, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).   

Em relatório divulgado hoje, dia 20, o organismo apontou que o barco vinha da Líbia, e não do Egito como foi publicado previamente, e que tinha como destino a Itália.   

Representantes da Acnur entrevistaram alguns dos 41 sobreviventes, que foram resgatados e levados para a Grécia. Segundo eles, após várias horas de viagem, os traficantes de seres humanos responsáveis pelo trajeto tentaram transferir o grupo para um barco maior, que já estava lotado e que começou a naufragar por conta do peso.   

Muitos dos sobreviventes não chegaram a entrar na outra embarcação, enquanto muitos deles conseguiram nadar de volta para o barco menor. Os imigrantes eram de origem somaliana, sudanesa, etíope e egípcia, em sua maioria.   

Se as mortes forem confirmadas, esse pode ter sido o pior desastre dos últimos 12 meses na região.   

Só em 2015, a Itália foi porta de entrada para mais de 150 mil pessoas que fugiam das guerras, da miséria e de perseguições, especialmente, de países do norte da África, do Afeganistão e do Iraque. O país é a segunda "rota de imigrantes" pelo mar, ficando atrás apenas da Grécia -- que recebeu mais de 840 mil imigrantes no ano passado.