Topo

Em mais um dia sangrento, Bagdá tem 69 mortos em atentados

Mercado atingido por atentado suicida no distrito de Al Shaab, em Bagdá, no Iraque - Wissm al-Okili/Reuters
Mercado atingido por atentado suicida no distrito de Al Shaab, em Bagdá, no Iraque Imagem: Wissm al-Okili/Reuters

Em Beirute

17/05/2016 08h23

Dois atentados suicidas em Bagdá mataram ao menos 69 pessoas e deixaram 90 feridos nesta terça-feira (17), de acordo com balanços provisórios das autoridades do Iraque.

Um dos ataques ocorreu em um hortifruti do bairro de Al-Shaab, no norte da capital, habitado por maioria xiita, e provocou 38 mortos e 70 feridos. Já em al-Rasheed, no centro-sul de Bagdá, um carro-bomba explodiu e matou seis pessoas, além de ferir outras 21.   

Apesar de nenhum grupo ter assumido a autoria dos atos até o momento, tudo leva a crer que os atentados tenham sido cometidos pelo Estado Islâmico (EI), que controla grandes porções de terra no Iraque.

Há exatamente uma semana, o EI cometeu um ataque terrorista com um carro-bomba em Bagdá e deixou 64 mortos e 87 feridos. As vítimas eram xiitas, pois a organização extremista é de vertente sunita.   

Nas últimas horas, o Exército iraquiano lançou uma operação militar com o apoio da coalizão internacional para tentar retomar o controle da estrada de Rutba, que liga o país à Jordânia e está sob domínio do Estado Islâmico.