Topo

Morre irmão de Omran, menino ferido em ataque em Aleppo

20/08/2016 13h35

Faleceu Ali, o irmão do pequeno Omran Daqneesh, menino de cinco anos ferido em um bombardeio em Aleppo, na Síria, cuja imagem chocou o mundo nesta semana e virou símbolo da crueldade dos confrontos no país.

Segundo Caroline Anning, da ONG "Save the Children", Ali, de dez anos, morreu em decorrência de ferimentos registrados no mesmo ataque que feriu o irmão.

"Mais uma morte sem sentido de uma criança na Síria", acrescentou a ativista em mensagem no Twitter.

Demais membros da família teriam conseguido sobreviver ao bombardeio. Sua mãe sofreu apenas feridas em uma perna e, seu pai, na cabeça. Sua irmã de 7 anos precisou passar por uma cirurgia, mas já está bem, assim como seus outros irmãos.

A imagem de Omran sentado dentro de uma ambulância, com o rosto ensanguentado, foi divulgada por ativistas opositores ao regime sírio, do presidente Bashar al-Assad. A cidade de Aleppo é o exemplo do que acontece em toda a Síria desde 2011, quando rebeldes inspirados pela Primavera Árabe começaram a lutar contra Assad.

Atualmente, vários grupos rebeldes e extremistas combatem entre si e contra o governo. Além disso, a organização Estado Islâmico (EI) tenta aproveitar a situação de conflito para conquistar territórios na Síria e criar um califado.

Forças internacionais também bombardeiam a Síria para conter o avanço do EI. Recentemente, a Rússia enviou soldados para ajudar Assad a lutar contra o EI e contra os rebeldes.

Moscou, no entanto, negou que tenha participado do ataque aéreo que atingiu a casa de Omran. Em setembro de 2015, a foto de outro menino sírio, Aylan, estampou os jornais de todo o mundo. A criança foi encontrada morta em uma praia da Turquia, na tentativa de cruzar o Mediterrâneo para buscar refúgio na Europa.