Topo

'Bem-vindos à democracia', diz presidente às Farc

26/09/2016 20h57

BOGOTÁ, 26 SET (ANSA) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, deu nesta segunda-feira (26) as "boas-vindas à democracia" para as Farc.   

"Senhor Rodrigo Londoño [chefe da guerrilha] e membros das Farc: hoje, quando empreendem seu caminho de regresso à sociedade, quando começam sua estrada para se converter em movimento político, sem armas, seguindo as regras de justiça, verdade e reparação contidas no acordo, como chefe de Estado da pátria que todos amamos, lhes dou as boas-vindas à democracia", disse o mandatário.   

Além disso, Santos ressaltou que nunca concordará com o modelo político e econômico defendido pelo grupo, mas prometeu defender "com toda a determinação" seu direito de expressar suas ideias dentro do regime democrático.   

O presidente também prestou uma homenagem ao escritor Gabriel García Márquez, que morreu em 2014 e não teve tempo de ver a paz chegar a seu país. "Gabo - o grande ausente neste dia -, que foi artífice na sombra de muitas tentativas e processos de paz, não conseguiu estar aqui para viver este momento, em sua Cartagena querida, onde repousam suas cinzas, mas deve estar feliz, vendo voarem suas borboletas amarelas na Colômbia que ele sonhou", acrescentou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.